quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Exercícios sobre Classes de Palavras - Gabarito

1. Assinale a opção em que a inversão da ordem dos termos altera o sentido fundamental do enunciado:
a) era uma poesia simples / era uma simples poesia;
b) possuía um sentimento vago / possuía um vago sentimento;
c) olhava uma parasita mimosa / olhava uma mimosa parasita;
d) havia um contraste incrível / havia um incrível contraste;

2. Qual a palavra ou expressão grifada que não tem valor adjetivo:
a) “Vontade de mudar as cores do vestido tão feias”.
b) “De minha pátria, de minha pátria sem sapatos”.
c) “Vi minha humilde morte cara a cara”.
d) “Fiquei simples, sem fontes”
e) “Em longas lágrimas amargas”.

3. A expressão sublinhada em “Há um quer que seja de satânico na pupila da onça” funciona como:
a) substantivo;
b) adjetivo;
c) advérbio;
d) pronome;
e) verbo.

4. Em algumas gramáticas, o adjetivo vem definido como sendo “a palavra que modifica o substantivo”. Assinale a alternativa em que o adjetivo sublinhado CONTRARIA a definição:
a) encontrei a linda moça;
b) ali só vi gente feliz;
c) quarto limpo é outra coisa;
d) tomar sorvete é gostoso;
e) ele é um homem cruel.

5. Em “Os brasileiros marinheiros têm ocasião de conhecer o mundo todo”, a classe da palavra grifada é:
a) adjetivo;
b) locução adjetiva;
c) pronome adjetivo;
d) substantivo;
e) adjetivo pátrio.

6. Assinale a opção em que a locução destacada tem valor adjetivo:
a) comprou papel de seda;
b) cortou-o com amor;
c) mudava de cor;
d) gritava com maldade;
e) salteou-o com atiradeiras.

7. Eu “vou-me embora pra Pasárgada”, a palavra grifada é:
a) palavra de realce;
b) palavra de inclusão;
c) conjunção subordinativa;
d) advérbio;
e) preposição.

8. As expressões sublinhadas correspondem a um advérbio, EXCETO em:
a) aparecia aqui vez por outra;
b) durante o discurso, manteve-se em silêncio;
c) não disse com certeza se virá.
d) afirmo-lhe que não o vi frente a frente;
e) as ações do homem são imprevisíveis.

9. No trecho - “e usei deles como me pareceram quadrar melhor com o que eu pretendia exprimir”, os vocábulos sublinhados se classificam respectivamente como:
a) conjunção / advérbio;
b) conjunção / adjetivo;
c) advérbio / adjetivo;
d) preposição / advérbio;
e) preposição / adjetivo.

10. As palavras que vêm sublinhadas estão corretamente classificadas, EXCETO na alternativa:
a) Os que protestarem, serão presos (pronome demonstrativo);
b) Muitos choravam de alegria (pronome indefinido);
c) Provavelmente irei a tua casa (advérbio de modo);
d) Não sabemos se haverá exames (conjunção integrante);
e) Ainda que se desculpe, não lhe perdoarei (conjunção concessiva).

11. Assinale a opção em que houve erro ao se substituir a expressão sublinhada pelo pronome oblíquo:
a) “antecederam a Segunda Guerra Mundial” / antecederam-lhe;
b) “iniciando a série de science-fiction/ iniciando-a;
c) “procuraram descrever a sociedade do futuro” /procuram descrevê-la;
d) “presenciava todos os atos individuais” / presenciava-os;
e) “caracterizam as modificações / caracterizam-nas

12. Preencha as lacunas das frases abaixo com os respectivos pronomes, assinalando a opção certa:
1. De presente, deu-lhe um livro para ____ ler.
2. De presente, deu um livro para _______ .
3. Nada mais há entre ______ e ti.
4. Sempre houve entendimento entre _____ e ti.
5. José, espere, vou _____ .
a) ele, mim, eu, eu, comigo;
b) ela, eu, mim, mim, eu, consigo;
c) ela, mim, mim, mim, com você;
d) ela, mim, eu, eu, com você;
e) ela, mim, eu, mim, consigo.

13. Assinale a frase incorreta:
a) Espero que você leve consigo o passaporte:
b) Já houve discussões graves entre ti e mim;
c) Cada um faça por si mesmo a redação;
d) Sem ti e mim poucas coisas se fariam nesta casa;
e) Carlos, desejo falar consigo um instante.

14. Assinale o item em que há erro quanto ao emprego dos pronomes SE, SI ou CONSIGO :
a) feriu-se, quando brincava com o revólver e o virou para si;
b) ela só cuida de si;
c) quando V.Sª. vier, traga consigo a informação;
d) ele se arroga o direito de vetar tais artigos;
e) espere um momento, pois tenho de falar consigo.

15. Em todos os versos, o pronome sublinhado está corretamente classificado, EXCETO em:
a) estavam todos dormindo / estavam todos deitados / dormindo profundamente”: demonstrativo;
b) “ela, a vida, a respondeu / com sua presença viva”: possessivo;
c) “ - Severino retirante, / deixe agora que lhe diga”: pessoal;
d) “há uma água clara que cai sobre pedras escuras / e que pelo som, deixa ver como é fria.”: relativo;
e) “onde, estava o teu perfume? Ninguém soube.”: indefinido.

16. Em vários milhões de crianças” a classe da palavra grifada encontra correspondência em:
a) isto é demonstração de força;
b) não diga semelhante coisa;
c) minhas amigas sabem das coisas;
d) que maravilhosa !
e) Li muitas revistas.

17. Em “Tenho uma amiga que certa vez ...” a palavra sublinhada é:
a) advérbio de tempo;
b) pronome adjetivo indefinido;
c) pronome adjetivo relativo;
d) pronome substantivo indefinido;
e) pronome adjetivo demonstrativo.

18. Em “... a folha permanece meio escrita ...” “meio” é:
a) advérbio;
b) numeral;
c) substantivo;
d) pronome indefinido;
e) adjetivo.

19. Na oração certos amigos não chegam a ser jamais amigos certos, o termo grifado é sucessivamente:
a) adjetivo e pronome;
b) pronome pessoal e pronome relativo;
c) pronome indefinido e adjetivo;
d) pronome adjetivo e pronome indefinido;
e) adjetivo anteposto e adjetivo posposto.

20. Assinale a opção que preenche corretamente os espaços no enunciado: “Graciliano Ramos, RacheI de Queiroz e Carlos Drummond de Andrade são expoentes máximos em vossas letras, porém ______ dedicaram-se ao romance e ______ à poesia”.
a) aquelas - esse;
b) aquelas - este;
c) aqueles - este;
d) aqueles - esse;
e) esses - este.

21. Assinale, entre as frases abaixo, o exemplo que mostra construção errada no emprego de “este / esta / isto”; “esse / essa / isso” e “aquele / aquela / aquilo” :
a) passe-me esse livro que está perto de você;
b) já lhe darei este livro que estou folheando;
c) são esses dias que estamos atravessando;
d) aos cinco anos entrei para a escola; desde esse tempo vivo estudando sem parar;
e) Naquele tempo contava apenas uns quinze anos . . .

22. Assinale, entre os exemplos abaixo, aquele em que se deveria usar este ou neste, em vez de esse ou nesse:
a) ouvi-o atentamente. E, nesse instante, compreendi-me melhor;
b) Inda palpita aqui, nesse peito, o coração, naquele meigo abraço;
c) a serpente extravasara a peçonha. E contra esse comum inimigo se ajudaram mutuamente o homem e o cão;
d) se conhecêsseis melhor esse caminho, não teríeis errado tanto;
e) tira-me esse livro daí onde estás.

23. “Este é o teatro ________ inauguração assisti e ________ me referia na nossa conversa de ontem”. A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
a) a cuja, ao qual;
b) cuja, ao qual;
c) de cuja, à qual;
d) à qual, sobre que;
e) cuja a, na qual.

24. Assinale o único exemplo que não pode ser completado com cujo, cuja ou cujos:
a) a dama em __________ casa estivemos é poetisa;
b) o funcionário por ___________ intermédio obtive isso é meu parente;
c) o ídolo ante ___________ altares nos prostamos é de mármore;
d) vamos falar com a pessoa _________ filhos são nossos colegas;
e) eis os recibos de ________ lhes falei ontem.

25. Era para _________ falar ________ ontem, mas não __________ encontrei em parte alguma.
a) mim – consigo – o;
b) eu – com ele – lhe;
c) mim – consigo – lhe;
d) mim – contigo – te
e) eu – com ele – o .

11 comentários:

  1. Simplesmente excelente!!

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  2. eu não concordo com algumas respostas

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  3. Eu respondi as questões 19 e 20 em sala com meu professor de português do meu cursinho, mas as respostas não bateram. Professor Cristiano, você poderia me explicar?

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    1. Na questão 19, muitos concursos trabalham a mudança da posição do adjetivo - antes ou depois do substantivo - é o que ocorre no enunciado "certos amigos não chegam a ser jamais amigos certos”. Vide a questão número 01. Veja outro exemplo: funcionário alto / alto funcionário. funcionário alto - pessoa de estatura alta. alto funcionário - pessoa que ocupa um cargo de expressão em uma empresa. Na questão 20, o pronome "este" faz referência ao termo mais próximo e o pronome "aquele" ao termo mais distante. Convém ressaltar que para trabalharmos distância(termo mais próximo - termo mais distante) devemos determinar um ponto de referência, geralmente um ponto final, dois pontos ou uma vírgula; no caso da questão uma virgula antes do "porém". Depois basta saber que Graciliano Ramos e Rachel de Queiroz estão para o romance assim como Carlos Drummond de Andrade esta para a poesia

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  4. Respostas
    1. Por que as Palavras Expletivas ou de Realce aqualas que, embora, em alguns aspectos (ser invariável, por exemplo), assemelhem-se a advérbios, não possuem, segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira, classificação especial. Do ponto de vista sintático, são expletivas, isto é, não assumem nenhuma função; do ponto de vista morfológico, são invariáveis (muitas delas vindas de outras classes gramaticais); do ponto de vista semântico, são inegavelmente importantes no contexto em que se encontram (daí seu nome). Classificam-se em função da ideia que expressam:
      Adição: ainda, além disso, etc.
      Por exemplo:

      Comeu tudo e ainda repetiu.
      Afastamento: embora
      Por exemplo:
      Foi embora daqui.
      Afetividade: ainda bem, felizmente, infelizmente

      Por exemplo:
      Ainda bem que passei de ano
      Aproximação: quase, lá por, bem, uns, cerca de, por volta de, etc.
      Por exemplo:
      Ela quase revelou o segredo.

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  5. Boa noite, Poderia comentar a questão 1 por gentileza?

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  6. poderia falar sobre a questão 10 pfvr, não entendi pq gabarito é C, obrigado

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